Lattine Group

Blog

Como a Microsoft voltou a ser a maior empresa do mundo

AzureCloudOfficeProdutividadeSegurançaTecnologia

Como a Microsoft voltou a ser a maior empresa do mundo

Eleito o melhor executivo-chefe do mundo em 2018, segundo a Comparably, Satya Nadella é a personificação do sucesso que vem sendo conquistado pela Microsoft – a organização, no dia 30 de novembro de 2018, assumiu o posto de empresa de maior valor de mercado do mundo, superando grandes monopólios como a Apple, Alphabet (Google), Facebook e Amazon. Sob a liderança de Nadella, a Microsoft tem garantido, novamente, o seu lugar no topo.

O indiano assumiu o cargo de diretor executivo em 14 de junho de 2014, desde então, reformulou os valores e a missão da empresa – o que parece ter surtido efeito, visto o seu atual sucesso.

(Exame, 2019)

Dentre as mudanças que Nadella implementou na companhia, as principais foram:

  • Investimento nas novas tecnologias como os serviços de nuvem (Microsoft Azure)
  • Serviços de computação por assinatura. (Microsoft Office 365).

É claro que os novos focos mercadológicos – criados para acompanhar a demanda da sociedade – tiveram papel de destaque no grande avanço da empresa. Mas além disso, o que realmente fez a Microsoft atingir o alto nível foi a mudança de comportamento da empresa, tanto interna como externamente.

Em entrevista à EXAME, Julia White, responsável por tudo que se refere à computação em nuvem da Microsoft e funcionária da empresa há 17 anos disse que “a empresa era muito insular e rígida (…) Já tínhamos as competências e a energia necessárias para o sucesso, mas Nadella permitiu que elas viessem à tona”.

Também à EXAME, Jean-Philippe Courtois, vice-presidente executivo responsável por vendas globais e marketing, valorizou e enalteceu o novo olhar e comportamento da empresa: “queremos aprender tudo, em vez de saber tudo (…) Essa foi uma das maiores mudanças feitas por Nadella. Antes, a empresa estava fechada em silos. Hoje, a palavra de ordem é ‘colaboração’.”.

O medo de errar ficou para trás e a aposta do novo diretor é a prosperidade por meio de um ambiente encorajador e, principalmente, apoiador. Com esse olhar otimista, cada vez mais a Microsoft aspira o crescimento, agora, mais empenhada do que nunca!

 

Nadella no Brasil

Em fevereiro de 2019, Nadella esteve no Brasil, mais precisamente em São Paulo, para o evento Microsoft AI+ Tour – inclusive, a Lattine Group compareceu e presenciou a palestra do diretor, além das diversas atividades proporcionadas pela equipe da Microsoft no evento.

Nesta visita, Nadella concedeu uma entrevista à EXAME, onde ressaltou a necessidade da Microsoft de manter-se constantemente se reinventando; buscar acompanhar e aproveitar as oportunidades que a evolução da tecnologia proporciona e também enfatizou a necessidade de manter o “pé no chão” – principalmente valorizar o trabalho duro e a humildade.

De acordo com ele, “quando começarmos a achar que somos bons demais, perderemos o contato com as características que nos tornaram bons em primeiro lugar”, e completa que o segredo é valorizar “coisas como humildade, muita curiosidade, muita sorte e muito trabalho duro.”

Para conferir a matéria e a entrevista completa na EXAME, clique aqui.

Lattine Group

© 2018 - Copyright

Follow Up Comunicação